spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Ponte Rio-Niterói vai deixar de ter cancelas no pedágio

spot_imgspot_img

Mais lidas

Todos os dias, no final da tarde, que é a chamada “hora do rush”, os carros que vêm do Rio passando pela Ponte Rio-Niterói fazem fila para pagar o pedágio, formando uma retenção no trânsito. Isso irá acabar. A concessionária Ecoponte, que administra a via anunciou nesta sexta-feira, 15, que irá testar o novo sistema de pagamento automático de pedágio a partir de outubro. Sem cabines e cancelas.

É o sistema free-flow, que dispensa cabines, cancelas e operadores. Tampouco há necessidade de reduzir a velocidade. Existem leitores de tags (etiquetas eletrônicas) e placas instalados em pórticos. No caso da tag, a cobrança é feita diretamente na fatura da operadora do usuário. Para motoristas que não possuem tag (a tarifa pode ser paga por Whatsapp, aplicativo ou site da concessionaría em até 15 dias corridos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atendendendo a pedido da Ecoponte, autorizou que o modelo seja avaliado na Ponte Rio-Niterói. A concessionária fará o teste em outubro, em data ainda a ser definida.

Desde 31 de março, o sistema funciona em um trecho da Rio-Santos na BR-101, administrada pela concessionária CCR RioSP, entre Santa Cruz (Rio de Janeiro) e Ubatuba (SP). A ANTT fez uma avaliação positiva do free-flow. Até 31 de julho, a inadimplência chegou a 13,88%, ou de 550 mil não pagantes, abaixo dos índices internacionais. Na Rio-Santos, os motocicilstas não pagam.

O Conselho Superior da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) determinou que seja criada uma comissão para analisar a viabilidade de implementação do free flow na RJ-126 (Rio Bonito-São Pedro da Aldeia), operada pela CCR Via Lagos e na RJ-116 (Itaboraí-Macuco), da Rota 116.

Atualmente, um motorista leva pelo menos 13 minutos para percorrer a Ponte Rio-Niterói, quando o trânsito está bom. Com o fim das cancelas, poderá diminuir. Além dos gargalos acabarem na proximidade do pedágio.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img