10 mil pessoas no Governo Itinerante em Itaipuaçu

Cerca de 10 mil pessoas visitaram os stands da segunda edição do Governo Itinerante da Prefeitura de Maricá na Praça Cultural do Ferreira, em São Bento da Lagoa, Itaipuaçu, neste sábado (21/10). No evento, a prefeitura disponibiliza todos os seus serviços à população como emissão de IPTU, certidões, cadastro em vagas de emprego pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego), emissão de carteiras de identidade e trabalho, atendimentos de iluminação pública, obras, conservação, além de orientações de saúde e vacinas como febre amarela, antitetânica e hepatite B. Os moradores ainda puderam conhecer os projetos da Secretaria de Agricultura como Horta no Coco, agricultura familiar, carne de jaca entre muitos outros. O prefeito Fabiano Horta (PT) percorreu todos stands conversando com moradores, ouvindo reclamações, sugestões e agradecimentos. Todas os pedidos eram anotados atentamente por funcionários da Ouvidoria Geral da prefeitura. O Governo Itinerante é organizado pela Secretaria Geral e de Governo comandada por Renato Machado. A deputada estadual Rosângela Zeidan também visitou o projeto e ouviu atentamente os questionamentos com relação aos serviços de responsabilidade do Estado.

“A gente está aqui para receber demandas, pra resolver problemas da cidade, mas também para que nossa troca com a população conseguir ouvir ideias, sugestões, aquilo que faz a cidade ser construída. Cidade não uma visão única do governo ou da prefeitura. Cidade é uma construção de troca com a população”, afirmou Fabiano Horta. 

Durante a visita nos stands, Fabiano Horta afirmou que está em fase avançada um termo de parceria com a Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Rio) para que a prefeitura possa fazer investimentos com dinheiro do município para ampliar o abastecimento de água e da rede de esgoto. Moradores do Jardim Atlântico Leste entregaram um abaixo assinado ao prefeito pedindo a extensão da rede de água para as casas localizadas nas ruas transversais à Avenida Jardel Filho (antiga Av. 2) depois da Rua 66 sentido a Rua 128. 

“Estamos trazendo com a Cedae a responsabilidade para o município de água e esgoto. Não podemos ficar esperando o longo prazo da Cedae neste processo e eles estão negociando conosco. O processo burocrático já está bem avançado”, disse Horta.

O grupo Itaipuaçu Que Queremos também angariou assinaturas para um abaixo assinado que pede a instalação de agências bancárias no distrito. A prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Economia Solidária, comandada por Diego Zeidan, está alinhavando um convênio com o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil), instituição que poderá levar novas agências com todos os serviços bancários homologados pelo Banco Central a Maricá. Há uma grande chance da primeira agência do Sicoob ser instalada em Itaipuaçu, o que vai facilitar o acesso dos moradores a pagamentos de contas e acesso a crédito para pequenos empreendedores e o comércio local.

O espaço na Praça do Ferreira também se transformou num grande evento cultural. Além dos brinquedos para a criançada, apresentações de teatro, música e do coral da terceira idade animaram o evento. Consumidores que necessitavam fazer reclamações também puderam utilizar os serviços do Procon Municipal da Secretaria de Desenvolvimento. 

A deputada Zeidan também elogiou a iniciativa. “Essa é mais uma forma de democratização do poder público tornando os serviços públicos acessíveis à população e ouvindo as demandas trazidas. Visitei os stands de várias secretarias. Foi um belíssimo evento em Itaipuaçu”, disse. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda, também percorreu todos os stands de atendimento e conversou com a população. Além de Aldair, também estiveram presentes os vereadores Ricardinho Netuno (PEN), Fabrício Bitencourt (PTB), Ismael Breve (DEM), Marcinho da Construção (DEM), Marcus Bambam (PV), Frank Costa (SD), Felipe Paiva (PCdoB), Dr. Richard (PT) e Rob Gol (PT).

Notícias Relacionadas