spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

22ª Semana Nacional de Museus tem intensa programação

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na Semana Nacional de Museus, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Superintendência de Museus, vai promover uma série de iniciativas, trazendo como tema a reflexão fundamental sobre o papel dos museus como impulsionadores da educação e da pesquisa.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas no campo museal, os técnicos e servidores da superintendência participarão de palestras e treinamentos destinados à capacitação de profissionais e instituições museais.

Na quarta-feira (15/05), a Superintendente de Museus e Coordenadora do Sistema de Museus, Lucienne Figueiredo, participará de uma Roda de Conversa, a convite do Museu Marinheiro João Cândido (MMJC). O encontro com autoridades locais será o ponto de partida para discutir o papel do museu na comunidade, as propostas de abertura do espaço e os planos de gestão que nortearão suas atividades. O encontro será realizado no CIEP Brizolão 175 – José Lins do Rego. Endereço: Rua Juparanã- Parque Barreto, São João de Meriti, RJ.

MUSEU DA JUSTIÇA EM NITERÓI

O Museu da Justiça em Niterói, promoverá a oficina “Arte e Sustentabilidade: A Reconstrução do Olhar”, tendo como base a exposição de mesmo nome, do artista e professor Marcos Lanzieiro.

Haverá contação de histórias sobre a vida do artista brasileiro Cândido Portinari, e a oficina reproduzirá imagens de Brodowski, cidade natal do artista, de acordo com a imaginação das crianças e visitantes, utilizando cartolinas, EVA, cola branca, tesouras, tintas, pincéis, bandejas de isopor, tampinhas de garrafa pet, figuras da cidade natal de Portinari e suas obras. A oficina ocorre nos dias 15 e 17/05 de 11h às 16h.

JORNADA SÃO JOÃO MARCOS DE MUSEOLOGIA

Já no dia 25/05 ocorrerá a IV Jornada São João Marcos de Museologia Social, em Rio Claro.

Em parceria com a Superintendência de Museus, o evento promoverá o tema “Memória e Cidadania: Presente, a Memória do Futuro”, oferecendo um espaço para refletir sobre a memória e sua relação com o exercício da cidadania.

MUSEU DE ARTE DO RIO

Dia 28/05, de 10h às 18h, no Museu de Arte do Rio, terão início os preparativos para o 8° Fórum Nacional de Museus.

Esta iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com a Superintendência de Museus e a Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), visa debater e articular as demandas do setor museal do Estado do Rio de Janeiro a serem apresentadas no fórum nacional que ocorre em agosto, em Fortaleza.

MUSEU DO AMANHÃ

Dia 18/05, às 11h, será realizada a atividade Experimentações do Brincar – “Ai, meu lugar”: Que mil coisas tem pra gente dizer? Se você pudesse criar um monumento para a cidade: como ele seria? E se eu te convidasse para refletir sobre a presença dos monumentos e estátuas presentes em nosso cotidiano e sobre como eles constroem (ou não) Identidade, Memória e Pertencimento? 

A partir de um exercício de imaginação, vamos criar juntos propostas de intervenções na paisagem que dialoguem e façam mais sentido com o espaço da cidade.

CCBB EDUCATIVO – LUGARES DE CULTURAS

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou uma programação especial e no período.

As Visitas Teatralizadas acontecerão na segunda, quarta e quinta-feira, às 13h; e o Caminhos da Memória – Patrimônio terá horários extras na segunda, quarta, quinta e sexta, às 12h e 17h, e no sábado e domingo, às 11h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img