A praia de São Francisco, em Niterói, região metropolitana do Rio, recebeu neste domingo (22) uma visita ilustre, de um lobo-marinho. Tudo indica que o visitante seja o “Joca”, animal que ficou por dois dias na praia de Ipanena, no Rio, pois a migração nesta época do ano é incomum.
Essa espécie costuma vir da Antártida para países como Chile, Peru, Argentina e Uruguai com o objetivo de se reproduzir e após o inverno voltam “para casa”. Especialistas destacam que Joca provavelmente fazia o trajeto de retorno, quando encontrou, em Ipanema, um ponto para “descansar” em meio a viagem.
“A Guarda Ambiental de Niterói explica que, em caso de aparição de animais, as pessoas não devem se aproximar e nem oferecer qualquer tipo de alimento. As equipes devem ser acionadas pelo número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para isolar a área e tomar as providências necessárias”, diz o posicionamento da prefeitura de Niterói.
O animal é um macho jovem. A migração de lobo-marinhos que vêm das águas geladas do sul do continente é rara nesta época do ano.
Confira o registro da visita do animal