Nos últimos anos, a saúde mental e seus cuidados, tem ganhado mais atenção no município de São Gonçalo. Exemplo disso, foi o fechamento da Clínica Nossa Senhora das Vitórias e, consequentemente, as internações, um marco na cidade. Hoje, os antigos pacientes são moradores de residências terapêuticas (RTs) e mostram que podem participar da vida em sociedade. E o mês de Janeiro é um mês muito importante, um mês dedicado ao alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, o “Janeiro Branco”.
E nesta terça-feira (07) a praça de Alimentação do Shopping Pátio Alcântara, vai receber a partir das 14h uma ação em alusão a campanha. Durante o evento os pacientes das RTs esarão presentes. É uma ação gratuita e aberta ao público.
“A campanha tem por objetivo alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional, visando a prevenção das doenças psíquicas em toda a população. O Programa de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas tem visto um aumento considerável da demanda nesses últimos anos”, explicou a coordenadora da Saúde Mental, Elaine de Souza Xavier Dias.
Serão apresentações artísticas com reflexões sobre o cuidado em saúde mental e apresentações dos usuários e profissionais da rede de atenção psicossocial. Além desta atividade, os equipamentos que atendem pacientes da saúde mental em São Gonçalo vão promover orientações e ações durante todo o mês de janeiro.
Os usuários e funcionários dos centros de atenção psicossocial (Caps), do PAM Coelho e Clínica do Barro Vermelho – locais que atendem os pacientes da saúde mental – participarão de oficinas, rodas de conversa, atividades culturais e de promoção à saúde.
Assistência
Desde a desinstitucionalização, os pacientes psiquiátricos que moram com as suas famílias – quando em crise – têm acesso ao atendimento emergencial no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto – unidade referência. E para os atendimentos ambulatoriais de acompanhamento, eles têm os Caps, PAM Coelho e Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho.