No próximo sábado (25) os produtores rurais de Maricá terão a oportunidade de participar da oficina de produção de pitaya na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, de 8h às 12h. A meta é incentivar o cultivo do alimento, fortalecendo a agricultura através de práticas agrícolas sustentáveis, que preservam o meio ambiente.
Com o objetivo de fortalecer a agroecologia no município, há três anos, especialistas do projeto Inova Agroecologia iniciaram o cultivo de pitayas em Maricá. Atualmente, estão sendo cultivadas 144 plantas de seis variedades. A pitaya vem ganhando visibilidade no mercado brasileiro devido ao alto valor nutricional que a fruta contém.
“A expectativa é de que renda até cinco vezes o equivalente ao custo de produção em alguns anos, com destino certo para a merenda escolar da rede municipal”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto João Araújo.
O Inova é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e inclui atividades científicas e tecnológicas, com o auxílio de profissionais, entre professores, especialistas e técnicos da universidade.
Quem desejar participar poderá se inscrever pelo link.
Recomendações:
Usar calçado fechado, boné, repelente, protetor solar e água. As vagas são limitadas.