O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) divulgou nesta sexta-feira (02), uma sondagem feita entre os dias 31 de março e 03 de abril, com 882 consumidores da Região Metropolitana do Rio, que mostra que 66,1% dos entrevistados pretendem presentear no Dia das Mães. Já 31,2% disseram que não comprarão presentes, enquanto 2,8% ainda não sabem.
Para os que vão presentear, as roupas são as preferidas de 27,1% dos consumidores, seguidas de perfumes ou cosméticos, com 26%, e calçados, bolsas e acessórios, com 12,3%. Segundo a pesquisa, 8,6% darão mais de um tipo de presente e 11,9% ainda não sabem se vão comprar.
Quem optou pro presentear as mamães da família, está pretendendo gastar em média, R$ 146 e a movimentação financeira na economia é estimada em R$ 352 milhões. Em 2024, o tíquete médio ficou em R$ 148 e a movimentação financeira em R$ 353.
As lojas físicas em ruas e shoppings têm a preferência de 72,6% dos entrevistados para a compra dos presentes, enquanto 16,8% vão optar pelas lojas virtuais/online. De acordo com a sondagem do IFec RJ, 5,6% dos consumidores afirmaram que comprarão em ambas.