Prometendo arrastar uma multidão de fãs para a Praia de Copacabana, é neste sábado (03), o tão aguardado show da cantora Lady Gaga. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro orienta o público, a como aproveitar cada segundo do espetáculo sem deixar a saúde de lado.
O evento tem previsão de início às 17h30min, e pode ter até 1,6 milhão de pessoas. Não haverá calor excessivo no dia, com temperaturas entre 19°C e 26°C e sem previsão de chuva.
“Apesar das condições climáticas favoráveis, a gente recomenda reforçar a proteção contra o sol ao guardar lugar na praia. É aconselhável o uso de protetor solar com fator de proteção adequado, chapéus ou bonés e óculos escuros com proteção UV. O ideal é evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, quando a incidência é mais intensa”, explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
A hidratação é essencial para a saúde dos participantes, o recomendado é se hidratar durante o evento, e evitar bebidas alcoólicas que podem contribuir para a desidratação. A CEDAE irá distribuir água potável durante o evento, uma medida importante para garantir o bem-estar de todos. Além disso, é aconselhável priorizar alimentos leves.

A SES-RJ também sugere que os participantes considerem a utilização de transporte público ou meios alternativos para evitar o estresse físico associado ao deslocamento em grandes aglomerações.
Em casos de sintomas como tontura, náuseas, dor de cabeça intensa ou cansaço excessivo, é recomendado procurar a UPA 24h Copacabana. A unidade, que fica próxima à estação de metrô Siqueira Campos, contará com mais dois médicos e ambulâncias extras na noite do evento.