O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, segue promovendo ações para combater o mosquito Aedes Aegypti. Nesta semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura irá realizar a pulverização de inseticida para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho dos agentes da Vigilância em Saúde Ambiental é de prevenção e a população também deve fazer a sua parte, evitando qualquer acúmulo de água. Em caso de chuva, as ações podem ser canceladas.
Para ajudar a ação das equipes e manter a casa longe dos vetores, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter toneis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito.
A Vigilância Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas através do novo telefone da Vigilância Ambiental (21) 99388-6484.
Confira a programação da semana:
Segunda-feira (12): Patronato, Sacramento, Rosane, Vila Iara, Novo México e Itaúna
Terça-feira (13): Gradim, Santa Isabel, Galo Branco, Barro Vermelho e Mutuá
Quarta-feira (14): Porto da Madama, Almerinda, Lindo Parque, Santa Catarina e Mutuaguaçu
Quinta-feira (15): Porto Velho, Amendoeira, Jardim Amendoeira, Rocha, Vila Lage, Mutuapira e Cruzeiro do Sul
Sexta-feira (16): Camarão, Porto Novo, Jardim Nova República, Estrela do Norte, Covanca e Antonina