Na manhã de domingo (29), um incêndio nas proximidades da trilha do Morro do Elefante, em Itaipuaçu, mobilizou equipes da Guarda Municipal de Maricá. A fumaça foi percebida por um morador, que acionou a Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Cidadã.
No local, agentes do Grupamento Turístico (GTUR) foram informados por um servidor do INEA que o fogo teria sido provocado pela possível queda de um balão.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros também foi usado para apagar o fogo utilizando água do mar.
A trilha foi evacuada imediatamente para garantir a segurança dos visitantes. Após cerca de uma hora de subida até a área da “Carrasqueira” — também conhecida como Cabeça do Elefante — os guardas localizaram e orientaram os trilheiros, que desceram em segurança com o apoio da equipe.
Três servidores do INEA fizeram uma varredura na área para garantir que ninguém tivesse ficado para trás. A situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros, sem registros de feridos.
Ao final da operação, trilheiros e agentes do INEA agradeceram o pronto atendimento da Guarda Municipal. A Prefeitura reforçou seu compromisso com a segurança dos visitantes e a preservação ambiental das áreas de lazer da cidade.
