spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Morre Osmar Leitão Rosa, ex-deputado constituinte e ex-prefeito de São Gonçalo, aos 88 anos

Mais lidas

Faleceu na sexta-feira (18), aos 88 anos, o ex-deputado federal e ex-prefeito de São Gonçalo, Osmar Leitão Rosa. Nascido em 10 de junho de 1937, na própria cidade, Osmar teve uma longa trajetória política que marcou a história fluminense, especialmente durante os períodos da ditadura militar e da redemocratização.

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuou como funcionário da Fazenda, técnico em contabilidade e supervisor do ensino primário, antes de ingressar na política. Sua carreira pública teve início em 1962, quando foi eleito vereador de São Gonçalo pelo antigo Partido Republicano (PR).

Durante o regime militar, filiou-se à Arena e foi eleito prefeito de São Gonçalo em 1967. Em 1970, renunciou ao cargo para assumir como deputado federal, posto que ocupou por seis mandatos consecutivos. Participou da Assembleia Constituinte de 1988 e teve papel ativo na discussão de temas como o voto facultativo aos 16 anos, jornada de trabalho, aviso prévio proporcional e pluralidade sindical.

Leitão também teve passagens por legendas como PDS, PFL, PPR, PPB e PSB. Em sua trajetória parlamentar, se notabilizou por algumas abstenções em votações históricas, como na emenda Dante de Oliveira e no Colégio Eleitoral que escolheu Tancredo Neves presidente, em 1985.

Reconhecido com a Ordem do Mérito Militar, no grau de Comendador, pelo presidente Fernando Collor, Osmar voltou à Câmara em 1996, após breve afastamento. Em sua última tentativa eleitoral relevante, disputou a prefeitura de São Gonçalo em 1997, ficando em quarto lugar.

O sepultamento ainda não está confirmado, mas deve acontecer neste sábado (19).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img