A Calçada da Fama do Maracanã ganhou mais uma estrela de peso nesta sexta-feira (18/07). O técnico Carlos Alberto Parreira, um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro, teve seus pés eternizados no estádio mais emblemático do país. A homenagem foi promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).
A cerimônia aconteceu um dia após o aniversário de 31 anos do tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, conquistado sob o comando de Parreira em 1994. O técnico também coleciona títulos como a Copa América (2004) e a Copa das Confederações (2005). Ele é o primeiro técnico que não foi jogador profissional a receber essa homenagem na Calçada da Fama.
“Eternizar os pés desse grande técnico na Calçada da Fama é fazer justiça a alguém que sempre representou o Brasil com maestria. É mais do que uma homenagem: é um símbolo de respeito e gratidão”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Emocionado, Parreira agradeceu a homenagem
“Aprendi que devemos fazer da melhor maneira possível sem esperar reconhecimento. E quando chego hoje com uma homenagem dessa, fico com o coração tocado. Muito obrigado! Fiz sempre o que amei: estar dentro do futebol”, disse.
Com a nova estrela, Parreira se junta a mais de 100 nomes consagrados, como Pelé, Garrincha, Marta, Pretinha e Ronaldo Fenômeno, reforçando seu legado no esporte. A cerimônia contou com a presença de ex-jogadores e companheiros de jornada, como Bebeto, Branco, Zinho e Ricardo Gomes.
Uma carreira de Copa
Parreira tem um currículo único: comandou seis seleções diferentes e participou de nove Copas do Mundo, somando 117 jogos à frente da Seleção Brasileira, com 64 vitórias, 39 empates e 14 derrotas. Sob seu comando, o Brasil marcou 246 gols e sofreu 89.
A homenagem simboliza o reconhecimento por décadas de dedicação ao futebol e coloca Parreira, oficialmente, entre os imortais do Maracanã