Neste 22 de julho, o programa A Voz do Brasil comemora 90 anos no ar, sendo o mais antigo noticiário oficial do país ainda em execução contínua, com registro no Guinness Book. Criado em 1935 como “A Hora do Brasil”, o programa ultrapassou mudanças políticas, sociais e tecnológicas sem interrupções.
Para marcar a data, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou uma série de ações comemorativas. Entre as novidades, está a distribuição do programa em plataformas de áudio digitais, como Spotify, Apple Podcasts e Amazon – no Spotify, inclusive, em formato de videocast. Também houve reformulação da identidade visual do programa e do site da Rádio Gov, que agora destaca a exibição em vídeo na capa, das 19h às 19h30.
Durante a semana de celebração, edições especiais trarão reportagens sobre a história, locutores marcantes e bastidores da atração. Haverá ainda sessão solene no Congresso Nacional (em 5 de agosto), um selo comemorativo dos Correios, e uma campanha nas redes sociais com participações de ouvintes e profissionais da EBC.
Para o presidente da EBC, Jean Lima, a data celebra a relevância do programa como um canal gratuito e acessível de informações públicas para milhões de brasileiros, especialmente nas regiões mais remotas.
Hoje com uma hora de duração, A Voz do Brasil dedica 25 minutos ao Executivo federal, produzidos pela EBC, e o restante aos poderes Legislativo e Judiciário. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, tradicionalmente às 19h, mas pode ser retransmitido até as 22h.
