Itaboraí viveu um momento histórico neste sábado (02/08) com o início oficial das operações da Companhia Municipal de Conservação e Limpeza Urbana (Conserlimpi). Criada pela Prefeitura, a companhia assume diretamente os serviços de coleta e limpeza urbana, marcando o fim da terceirização do setor.
Com uma frota de 29 veículos (16 caminhões compactadores, 10 caminhões truck e 3 retroescavadeiras), a Conserlimpi atuará em todos os bairros com equipes diurnas e noturnas. A estreia foi realizada na Avenida 22 de Maio, com a apresentação das equipes e equipamentos.
O prefeito Marcelo Delaroli destacou a importância da medida:
“Assumimos o serviço para garantir mais autonomia, eficiência e respeito à população. Agora, é o povo cuidando da própria cidade.”
A companhia já começou a operar com 80 agentes de limpeza e rotas definidas para todas as regiões. As coletas acontecem em dias alternados por bairro e, diariamente, nas vias principais do Centro, Apolo II e Manilha.
A criação da Conserlimpi reforça o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida, saúde pública e gestão eficiente, com mais controle e transparência para a cidade.

Com o início das atividades da Conserlimpi, a coleta de lixo será organizada em novos roteiros
Segundas, quartas e sextas-feiras: Sambaetiba, Engenho Velho, Colônia, Itaville, Reta Velha, Reta Nova, BNH do Marambaia, Pico, Beira Rio, Bairro Chique, Nova Cidade, Quissamã I e II, Parque Egisa, Pachecos, Rua Raimundo de Farias (entorno), 6º Distrito, Rio Várzea, Sossego, Areal, Vila Rica, Bonfim, Centro, Ampliação, Rua 100 e Outeiro das Pedras.
Terças, quintas e sábados: São Joaquim, Joaquim de Oliveira, Bela Vista, Três Pontes, Vila Gabriela, Santo Antônio, Monte Verde, Parque Aurora, Gebara, Aldeia da Prata, Vila de Itambi, Itambi, Porto das Caixas, Visconde, Vila Brasil, Marambaia, Apolo II, Salém, Manilha e Granjas Cabuçu.
Coleta noturna diária: vias principais do Centro, Apolo II e Manilha.