O sistema de reconhecimento facial da Prefeitura de Maricá voltou a demonstrar eficácia ao identificar, na tarde de terça-feira (5), um homem foragido da Justiça no Terminal Rodoviário da cidade. Lucas Freire dos Santos, de 30 anos, foi capturado por policiais militares após o alerta gerado pela câmera inteligente que o reconheceu embarcando em um ônibus com destino ao Rio de Janeiro.
A prisão ocorreu na altura do Km 23 da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), no bairro São José de Imbassaí. Um fiscal do terminal acionou a polícia assim que o sistema apontou a presença do suspeito em um coletivo da Viação Nossa Senhora do Amparo. Pouco depois, os PMs interceptaram o ônibus e confirmaram a identidade do homem, que confessou estar ciente da existência de um mandado de prisão em seu nome.

Lucas foi encaminhado à 82ª DP (Maricá), onde foi constatado que havia contra ele uma ordem judicial de prisão expedida pela Vara de Execuções Penais da Capital, referente a um processo por tráfico de drogas. Além disso, o suspeito possui outras quatro anotações criminais por tráfico de entorpecentes e uma por posse e uso de drogas.
Com a detenção de Lucas, o número de prisões realizadas com apoio das câmeras de reconhecimento facial em Maricá chega a 14 em menos de dois meses de funcionamento do sistema. A tecnologia tem se mostrado um importante aliado na segurança pública, permitindo a localização rápida de indivíduos procurados pela Justiça.
