Depois de quase dez anos de obra parada e mais de R$ 10 bilhões em investimentos, começou nesta quinta-feira (14) o escoamento da água acumulada na estação Gávea, da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. A nova previsão de inauguração é em julho de 2028.
A promessa inicial era inaugurar o metrô da Gávea em 2016, mas a obra foi interrompida oficialmente por falta de recursos. Em 2017, técnicos decidiram inundar a estação para garantir a estabilidade do terreno.
Desde então, foram pelo menos cinco anúncios de retomada, sem avanços concretos, enquanto os gastos ultrapassaram R$ 10 bilhões.
O esgotamento, que deve durar de quatro a seis meses, começou para retirar cerca de 60 milhões de litros de água armazenados em dois poços com 52 metros de profundidade — o equivalente a 24 piscinas olímpicas.
O processo de retirada é lento: meio metro por dia, ou cerca de 250 mil litros, para não comprometer a estrutura das construções no entorno.
A água será conduzida por uma tubulação provisória até uma caixa de decantação, depois para o canal do Rio Rainha, e só então seguirá para o mar. Toda a operação ocorre no subsolo e, nesta etapa, não deve impactar a rotina dos moradores.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, os testes realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) comprovaram que a água tem qualidade suficiente para ser descartada no mar.
“Essa é a primeira fase do projeto. Ainda em 2025, a gente termina o esgotamento. Para a população poder utilizar de fato a estação da Gávea, o projeto prevê conclusão até 2028. Esse é o primeiro marco e esperamos que ele seja finalizado até dezembro”, afirmou Priscila Sakalem, secretária estadual de Transportes.
Conforme a evolução da descida da água, os técnicos e os engenheiros vão entendendo como eles podem da melhor forma otimizar para que o mais rápido possível essa estação seja disponibilizada para população”, pontuou.
Enquanto a água é retirada dos poços, outras frentes de trabalho seguem em andamento. Estão sendo feitas a limpeza e a preparação das vias permanentes por onde passarão 1,2 mil metros de trilhos ligando a estação de São Conrado à Gávea.
“Estaremos fazendo toda a limpeza e arrumação do túnel que chega de São Conrado até a estação Gávea. Quando finalizar o esgotamento, teremos duas frentes prontas para iniciar a execução”, explicou Rodrigo Faur, diretor de engenharia da Rio Trilhos.
Pelo novo contrato, o MetrôRio investirá R$ 600 milhões para concluir os túneis e instalar elevadores. O governo estadual vai repassar outros R$ 97 milhões.
A expectativa é que a estação beneficie cerca de 20 mil pessoas por dia.