Os usuários do cartão RioCard terão que realizar a troca do cartão, isto porque a empresa que é responsável pela bilhetagem eletrônica lançou o RioCard Mais. O procedimento será feito de forma gradual e gratuito. A mudança atinge cerca de cinco milhões de passageiros em todo estado do Rio.
De acordo com a RioCard, a substituição será feita até novembro, até lá os cartões em uso seguem funcionando normalmente. Atualmente, conforme a empresa, são 25 faces diferentes de cartão, com a mudança ela será reduzida para apenas três. Os cartões seguem sendo aceitos em ônibus, barcas, trens, metrô, Vans legalizadas, BRT e VLT.
Além da mudança na quantidade de faces do cartão, o usuário terá um aplicativo que proporcionará atendimento ao cliente via inteligência artificial. Está previsto a implantação de um clube de vantagens que garantirá descontos em pontos comerciais conveniados.
Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo em um dos postos de troca exclusivos – o início será na Região Metropolitana. No ato, todas as informações do cartão – saldo, recargas e benefícios tarifários – serão transferidas para o novo cartão. A troca é gratuita e limitada até cinco cartões por cliente.