spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Saquarema renova contrato com a WSL e garante maior etapa de surfe do mundo até 2028

Mais lidas

A Capital Nacional do Surfe seguirá no topo do calendário esportivo mundial. A Prefeitura de Saquarema e a World Surf League (WSL) anunciaram, nesta quarta-feira (10), a renovação da parceria que assegura a realização do VIVO Rio Pro por mais três anos, até 2028. A etapa brasileira do Championship Tour (CT), maior competição de surfe do planeta, transforma Itaúna no verdadeiro “Maracanã do Surfe” e consolida a cidade como referência global do esporte e motor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Somente em 2025, o VIVO Rio Pro movimentou R$ 179 milhões na economia local, segundo estudo da EY. O impacto se traduziu em 2.665 empregos diretos e R$ 93 milhões em renda para famílias da região, além da projeção internacional do nome de Saquarema.

“Saquarema é uma cidade com um calendário de eventos ao longo do ano, não só no esporte, mas em outros setores. Mas o Mundial de Surfe é sempre especial, não só por projetar o nome da cidade internacionalmente, mas também por movimentar a economia, fortalecer o turismo e gerar oportunidades para quem vive na cidade”, destacou a prefeita Lucimar Vidal.

A parceria reforça a vocação de Saquarema como sinônimo de surfe em escala global.

“O VIVO Rio Pro é hoje o maior evento do estado do Rio fora da capital. A renovação da etapa até 2028 consolida a cidade como ativo estratégico para o esporte, o turismo e a economia criativa”, destacou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

Além das disputas na água, o evento vem inovando a cada edição. Em 2025, o Festival Sun, Sound & Soul aqueceu a cidade com shows de Filipe Ret, Toni Garrido e Gabi Melim, além de ativações inéditas, experiências interativas, clínicas esportivas, programação infantil e o projeto sustentável “Nets For Change”, em parceria com a NBA Brasil, que transforma redes de pesca em cestas de basquete.

O impacto também se mede pelo público: 410 mil pessoas lotaram Itaúna em 2025, enquanto milhões acompanharam as transmissões dentro e fora do Brasil, consolidando o evento como uma vitrine global para marcas, atletas e para a cidade.

Saquarema também mantém um feito único no mundo: é a única cidade a sediar três etapas da WSL — o Championship Tour, o Challenger Series e o Qualifying Series. Entre os dias 12 e 20 de outubro, o Challenger Series reunirá surfistas de elite em busca de vaga no CT 2026, movimentando novamente hotéis, restaurantes, bares e serviços turísticos, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

Com a renovação, Saquarema reafirma sua posição como epicentro do surfe mundial e segue surfando a onda do crescimento, do turismo e da inovação.

.Foto: Damien Poullenot / Divulgação WSL
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img