Niterói foi reconhecida no “The Global Safety Report 2025”, elaborado pela Gallup, como uma das cidades mais seguras do Brasil e um modelo global em políticas de segurança pública. O estudo, baseado em dados de 144 países, destacou a cidade pelo uso de tecnologia, investimentos e políticas sociais que resultaram em grande redução da criminalidade.
O prefeito Rodrigo Neves atribui os bons resultados ao planejamento de longo prazo, com o Pacto Contra a Violência, que combina policiamento, justiça social e cidadania. Desde 2018, Niterói registrou quedas significativas, como 69% nos homicídios, 83,3% nos roubos de veículos e 84,7% nos roubos a comércios.
A cidade também investiu em tecnologia, como câmeras inteligentes e o sistema ShotSpotter, além de programas de prevenção para mais de 50 mil jovens. Felipe Ordacgy, secretário do GGIM, enfatiza que a próxima fase do Pacto será ainda mais participativa, visando garantir os avanços até 2030.
O relatório também mostrou um aumento na sensação de segurança global, com 73% das pessoas se sentindo seguras para andar sozinhas à noite. Além de Niterói, Pelotas (RS) também foi destacada por suas políticas de redução da violência.