A Comissão de Avaliação da Panam Sports, entidade máxima do esporte olímpico nas Américas, iniciou na quarta-feira (1º) a visita técnica à candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A comitiva, formada por cinco membros e liderada pelo presidente Neven Ilic, permanecerá até sexta-feira (3) percorrendo instalações esportivas nas cinco zonas de competição previstas.
Segundo Ilic, a visita tem como objetivo confirmar as propostas apresentadas no dossiê de candidatura. “Queremos analisar em detalhes todo o planejamento, infraestrutura e programação preparados. A decisão será no dia 10 de outubro”, destacou.
A agenda é acompanhada pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves.
Para Neves, a candidatura está consolidada tecnicamente e pronta para deixar um legado de mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a região metropolitana. Ele destacou a construção da Arena Niterói e a realização de modalidades como vôlei de praia e esportes aquáticos na cidade.
Marco La Porta ressaltou a tradição de Rio e Niterói na realização de grandes eventos e a importância do legado esportivo e de cooperação com outros países das Américas. Já Eduardo Paes lembrou que a candidatura é fruto da união dos três níveis de governo e afirmou que as cidades têm todas as condições para realizar Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de excelência.

A programação teve início no Parque Olímpico da Barra, que receberá 18 modalidades em 11 instalações já existentes. A visita incluiu o Parque Aquático Maria Lenk, Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, Museu Olímpico do Rio, Velódromo, Arena Carioca 1 e Arena Olímpica (Farmasi Arena). No Centro de Ginástica Artística, a medalhista olímpica Jade Barbosa apresentou à comitiva a estrutura de preparação, destacando a importância dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 em sua trajetória.
Os membros também conheceram o Centro de Alta Performance do COB e experimentaram uma viagem de BRT até a Estação Jardim Oceânico, vivenciando um dos principais legados urbanos dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Comissão de Avaliação da Panam Sports
- Neven Ilic – Presidente da Panam Sports
- Jimena Saldaña – Secretária-Geral da Panam Sports
- Mario Moccia – Presidente do Comitê Olímpico da Argentina
- Dennis Knight – Presidente do Comitê Olímpico de São Cristóvão e Nevis
- Sara Rosario – Presidente do Comitê Olímpico de Porto Rico
