O Rio de Janeiro segue se destacando no cenário nacional com uma agenda vibrante de cultura, entretenimento e turismo de negócios. Dois dos principais responsáveis por esse movimento são a Farmasi Arena e o Riocentro, ambos localizados na Barra Olímpica e administrados pela multinacional francesa GL events, líder global no setor de eventos.
Somente no primeiro semestre de 2025, os dois espaços sediaram 49 eventos e reuniram mais de 1,3 milhão de visitantes, com previsão de alcançar 1,8 milhão até dezembro. A expectativa é de um segundo semestre ainda mais movimentado, com grandes shows, feiras e congressos programados.
Reconhecida por sua atuação em 28 países, a GL events recentemente conquistou a concessão do Stade de France, em Paris — palco da final da Copa do Mundo de 1998 e da Champions League de 2022 — reforçando sua posição entre as maiores operadoras do mundo no segmento de entretenimento e negócios.

No Rio, a Farmasi Arena tornou-se um ícone da cidade e uma das arenas multiuso mais modernas do planeta. Até o fim do ano, estão previstos 19 eventos, incluindo os dois shows de despedida de Gilberto Gil, apresentações de Fábio Jr., Chitãozinho & Xororó e uma edição do UFC. O primeiro semestre registrou crescimento de 56% no público, com atrações internacionais como Twenty One Pilots, Christina Aguilera, Sting, Simply Red, The Offspring e Disney On Ice, além de nomes nacionais como Bethânia & Caetano, Alcione e Paralamas do Sucesso.
Já o Riocentro deve encerrar 2025 com 87 eventos realizados, após uma série de melhorias em infraestrutura, acessibilidade, climatização e segurança. Entre janeiro e junho, o centro recebeu 25 grandes encontros — entre eles, a Bienal do Livro Rio, que atraiu mais de 740 mil pessoas e gerou R$ 1,18 bilhão na economia carioca, além de feiras e congressos como o Web Summit Rio, Super Rio Expofood, LAAD e eventos médicos de destaque.
A programação do segundo semestre inclui a ABAV Expo, maior feira de turismo do Brasil; a Expo Cristã; o Congresso Brasileiro de Psiquiatria e encontros internacionais como o WC13 Rio 2025 e o International Orthodontic Congress.
O complexo também abriga o Lagune Barra Hotel, administrado pela GL events, que vem registrando alta demanda e prevê crescimento de 20% na receita até dezembro. Com mais de 300 quartos, o hotel atingiu 100% de ocupação durante eventos como a Bienal e o Web Summit, e recentemente passou por melhorias estruturais, como a troca do piso do restaurante e a criação de uma nova sala de jogos.
Segundo Silvia Albuquerque, diretora regional da GL events, o desempenho dos espaços reforça o papel estratégico do Rio no calendário global de eventos:
“O Rio de Janeiro se consolida como destino para grandes feiras, congressos e shows internacionais. Esse dinamismo movimenta a economia, gera empregos e atrai turistas, reafirmando o potencial do setor como motor de desenvolvimento”, destaca.
ABAV Expo 2025 movimenta o turismo no Rio com edição histórica no Riocentro
O Rio de Janeiro volta a ser o centro das atenções do turismo nacional e internacional nesta semana. Após dois anos, a ABAV Expo 2025 retorna à cidade maravilhosa para uma edição especial, celebrando 52 anos da maior feira de turismo do Brasil.
O evento, que acontece no Riocentro entre os dias 8 e 10 de outubro, promete ser histórico: são esperados mais de 42 mil visitantes ao longo dos três dias e cerca de 2 mil marcas expositoras, entre operadoras, companhias aéreas, destinos turísticos, redes hoteleiras e órgãos de turismo de diversos países.
Além das novidades do setor, a feira é um ponto de encontro estratégico para agentes de viagens, profissionais e empresários do turismo, que fortalecem parcerias e impulsionam negócios.
Com uma programação intensa de palestras, experiências imersivas e rodadas de negócios, a ABAV Expo reafirma o protagonismo do Rio de Janeiro como destino de grandes eventos e vitrine do turismo brasileiro para o mundo.