O Parque RJ, em construção no antigo Piscinão do bairro Boa Vista, em São Gonçalo, atingiu 80% de conclusão neste mês. Com 35 mil m², o local será o maior espaço público de lazer do Leste Fluminense.
A obra é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. O novo parque contará com anfiteatro para 15 mil pessoas, skatepark, pista de atletismo, quadras poliesportivas, parcão, academia ao ar livre, cascatas para banho, espaço infantil e um sistema sustentável de reuso de água, com reservatórios de quase 900 mil m³.

De acordo com o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, o parque simboliza uma nova forma de olhar para o espaço urbano e o lazer.
“O Parque RJ de São Gonçalo será uma referência em lazer, cultura e esportes em todo o estado. Ele foi projetado com base em práticas sustentáveis, preparando a cidade para os desafios do futuro”, destacou Ruas.
Com estrutura moderna e soluções ambientais integradas, o Parque RJ reforça o compromisso do Governo do Estado em requalificar áreas urbanas e promover qualidade de vida, especialmente em regiões densamente povoadas e carentes de áreas verdes.
Modelo inspira novos projetos
O sucesso do projeto em São Gonçalo já estimula novas iniciativas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, lançou o edital de licitação para o Parque RJ em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que seguirá o mesmo conceito sustentável — com 35,9 mil m² de área verde, foco na redução das ilhas de calor e geração de empregos locais. Outro projeto semelhante, em Magé, já está em fase de contratação.