Niterói, referência nacional em saneamento, deve alcançar a universalização do tratamento de esgoto até dezembro de 2028. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pela Prefeitura e pela concessionária Águas de Niterói, responsável pelo abastecimento de água e saneamento do município. O investimento previsto é de mais de R$ 300 milhões ao longo dos próximos três anos.
Atualmente, Niterói trata 95,6% do esgoto produzido e já possui 100% de cobertura de abastecimento de água, segundo o Instituto Trata Brasil. As novas ligações vão priorizar as áreas contempladas pelo Programa Vida Nova no Morro, que beneficia 83 comunidades e cerca de 150 mil moradores.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o plano vai garantir a implantação de redes coletoras em todas as ruas, bairros e comunidades. “Saneamento é saúde, preservação ambiental e qualidade de vida para o cidadão”, destacou.
O diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, afirmou que a partir desta terça-feira (4) 15 equipes iniciarão as obras, número que deve chegar a 60 até 2028. A concessionária, reconhecida por ter alcançado a universalização do saneamento conforme o Novo Marco Legal, ampliará também os programas sociais, incluindo a Tarifa Social de Água e Esgoto e novos descontos para pequenos comerciantes.
As intervenções incluem a construção de 250 quilômetros adicionais de rede coletora, que serão integrados ao sistema já existente, composto por mais de mil quilômetros e nove estações de tratamento. As primeiras obras ocorrerão nos bairros Engenhoca, Maceió, Largo da Batalha e Santa Bárbara.
O projeto ainda prevê a expansão da tarifa social para mais de 20 mil famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, e o envio de um projeto de lei à Câmara de Vereadores criando a Tarifa do Pequeno Comerciante, com desconto de 50% para microempreendedores.
Com mais de R$ 1,6 bilhão investido em 26 anos, Niterói é hoje a terceira cidade mais bem avaliada do país em saneamento básico. As obras marcam mais um passo na meta de tornar o município 100% saneado e ambientalmente sustentável.





















