A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou na terça-feira (11) que a data para a Unimed do Brasil assumir a assistência aos beneficiários da Unimed Ferj foi antecipada para 20 de novembro de 2025, e não 1º de dezembro, como divulgado anteriormente.
De acordo com a ANS, o objetivo do acordo é restabelecer o pleno atendimento aos beneficiários da Unimed Ferj e garantir a continuidade dos serviços de saúde. A agência destacou que não se trata de uma transferência de carteira, mas de um compartilhamento de risco entre as duas operadoras.
Pelo novo modelo, a Unimed do Brasil ficará com 90% do valor das mensalidades e será responsável pela assistência e pelo relacionamento com os prestadores de serviços de saúde a partir de 20/11. Já a Unimed Ferj permanecerá com 10% do valor do prêmio e continuará quitando as dívidas assumidas até o fim de novembro. O repasse das mensalidades será efetuado a partir de 1º de dezembro.
A medida foi definida em reunião realizada no dia 10/11, na sede da ANS, com a presença da diretoria da agência, do procurador-chefe, representantes das duas operadoras, além do Ministério Público Estadual e Federal e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
“Com a assinatura desse acordo pelas duas operadoras, vamos restabelecer o pleno atendimento aos beneficiários, prioridade máxima para a ANS”, afirmou o diretor-presidente da agência, Wadih Damous.

Problemas no atendimento
Desde o ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já vinha acompanhando a situação da Unimed Ferj após o aumento no número de reclamações de beneficiários sobre dificuldades no acesso a boletos, carteirinhas e reembolsos. Em julho de 2024, representantes da ANS realizaram uma fiscalização presencial na sede da operadora, no Rio de Janeiro, com o objetivo de cobrar melhorias e garantir a regularidade da assistência.
A visita foi coordenada pela diretora de Fiscalização, Eliane Medeiros, que destacou o caráter educativo da ação e o compromisso da reguladora em assegurar a qualidade do atendimento aos consumidores. Na ocasião, a Unimed Ferj se comprometeu a rever processos internos e aprimorar a comunicação com os clientes.
A Unimed Ferj assumiu, em abril de 2024, a assistência aos ex-beneficiários da Unimed-Rio, e atualmente atende mais de 480 mil usuários entre planos médicos e odontológicos.




















