spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Demolição da Pró-Matre altera trânsito no Porto do Rio

Mais lidas

A CET-Rio realiza uma operação especial de trânsito nesta sexta-feira (21) para viabilizar a demolição do antigo prédio da maternidade Pró-Matre, na Região Portuária. A ação prevê a interdição de vias, mudanças de circulação e proibição de estacionamento entre 6h e 11h. As restrições ao estacionamento começaram já às 19h desta quinta-feira (20).

As avenidas Venezuela e Barão de Tefé, além da Rua Coelho e Castro, estão com trechos completamente interditados. Para manter a fluidez, a Rua Sacadura Cabral funciona em mão dupla durante o período. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal estão no local orientando motoristas.

Como alternativa, os condutores devem priorizar a Avenida Francisco Bicalho e o Viaduto 31 de Março para acessar o Centro e a Praça Mauá, evitando o corredor viário da Avenida Binário do Porto, que estará impactado pelas interdições.

O local

A demolição marca um novo capítulo para o imóvel da Pró-Matre, fundado em 1918 e fechado em 2009 após 91 anos de atendimento gratuito a gestantes carentes. O prédio se deteriorou ao longo dos anos e chegou a ser invadido em 2024, levando a uma operação municipal de desocupação.

O terreno, adquirido pela construtora Cury em leilão da União, seria destinado a um condomínio residencial, mas o projeto foi barrado após recomendação do Ministério Público Federal por risco de impacto ao patrimônio histórico do Cais do Valongo. Após negociações, a empresa decidiu doar ao município dois dos maiores prédios da antiga unidade, com mais de 3 mil m², onde será instalado o futuro Centro Cultural Rio-África. O equipamento fará parte do circuito turístico da Pequena África e contará com apoio do BNDES. O projeto vencedor é assinado pelo arquiteto Marcus Vinicius Damon Martins De Souza Rodrigues, do Estúdio Modulo De Arquitetura e Urbanismo, de São Paulo.

A expectativa é de que a obra de demolição ocorra dentro do prazo, permitindo o avanço do novo projeto cultural que ocupará o espaço.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img