spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Tomorrow Blue Economy reúne 3 mil pessoas e consolida protagonismo de Niterói

Mais lidas

A segunda edição do Tomorrow Blue Economy terminou nesta quinta-feira (27), consolidada como um dos principais eventos do país dedicados à economia azul, inovação e desenvolvimento sustentável em cidades costeiras. Realizado pelo iCities em parceria com a Prefeitura de Niterói e com chancela da Fira Barcelona, o encontro reuniu mais de 3 mil participantes ao longo de novembro, com diversas ativações e dois dias de congresso e exposição.

A programação incluiu campeonato feminino de pesca, ações de limpeza de praia, atividades esportivas, palestras, corrida de rua Blue Running e iniciativas de educação oceânica. O congresso reuniu mais de 120 palestrantes nacionais e internacionais, entre especialistas, gestores públicos, empreendedores e representantes de setores ligados ao mar.

A programação do evento contou com um time de especialistas nacionais e internacionais, lideranças públicas e privadas e representantes de iniciativas voltadas ao futuro das cidades litorâneas. Entre os destaques, estiveram presentes Rodrigo Neves, prefeito de Niterói; Felipe Peixoto, Secretário Executivo de NiteróI; Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU e Diva Amon, bióloga marinha renomada. 

“Eu quero parabenizar os organizadores, a Fira Barcelona e todas as empresas parceiras deste evento, que em sua segunda edição, já é um dos maiores eventos sobre a economia do mar, não só no Brasil, mas no mundo. Niterói acredita muito na inovação, acredita na necessidade de fazer a sua transição econômica, e é por isso que nós estamos realizando esse evento em parceria com o setor privado”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves durante o evento..

Gastronomia e debates sobre sustentabilidade

Uma das novidades do evento foi o Blue Gastronomy Stage, espaço dedicado à gastronomia do mar, com chefs e pesquisadores discutindo consumo consciente de pescados e apresentando preparos ao vivo.

Ao longo da programação, foram debatidos temas como cidades costeiras inteligentes, infraestrutura resiliente, mudanças climáticas, aquicultura, mobilidade aquaviária, transição energética, turismo regenerativo e proteção de ecossistemas.

Esportes e indústria naval

O evento também destacou os esportes aquáticos — surf, canoagem, mergulho e kitesurf — e sua contribuição para a economia local. A indústria naval e offshore teve painéis sobre transição energética, modernização da frota, novas tecnologias e os impactos socioeconômicos do setor.

Reconhecimento internacional

Para o CEO do iCities, Caio Castro, o evento confirma o protagonismo de Niterói na economia azul. Integrado à agenda oficial da Década do Oceano da UNESCO, o Tomorrow Blue Economy reforça o papel da cidade na construção de soluções sustentáveis para o uso responsável dos recursos marinhos.

A edição de 2025 contou com apoio de 80 empresas e patrocínio da Transpetro e do SEBRAE, fortalecendo a integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img