O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou na quinta-feira (4) os Hospitais Federais do Andaraí e Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, para anunciar avanços do Programa Agora Tem Especialistas. Mais de R$ 910 milhões foram investidos na reestruturação das unidades, incluindo a reabertura das emergências e a entrega de um acelerador linear para tratamento oncológico.
A visita marca um ano da gestão compartilhada entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, período em que os hospitais passaram por ampla modernização, ampliação de leitos e reforço de equipes. As unidades já registram quase 3 mil cirurgias realizadas em poucos meses.
No Hospital do Andaraí, foi inaugurado o novo Centro de Emergência Regional (CER), agora em instalações definitivas, e reaberto o restaurante hospitalar, fechado há 12 anos. A unidade passa a ter capacidade para atender até 167 mil pacientes por ano.
Em Jacarepaguá, Padilha também acompanhou as obras do novo CER do Hospital Cardoso Fontes e entregou o novo prédio administrativo, o centro de estudos e a climatização dos leitos. A produção ambulatorial da unidade ultrapassou 488 mil atendimentos este ano, além de quase 3 mil cirurgias.
O ministro destacou ainda novos projetos de financiamento internacional para modernizar outros hospitais federais no Rio de Janeiro.





















