A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou, no último fim de semana, a Operação Verão Tinguá, com o objetivo de reforçar a segurança pública e organizar o trânsito na região durante os meses de maior movimento. A iniciativa ocorre em razão do aumento do número de visitantes que procuram sítios, cachoeiras e áreas de lazer em Tinguá nesta época do ano.
A operação acontece aos sábados, domingos e feriados, sempre em dias de sol, das 7h às 20h, e seguirá em vigor até depois do Carnaval de 2026, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Logo no primeiro fim de semana, mais de 200 veículos foram abordados e mais de 20 infrações de trânsito foram registradas.
A ação tem como foco a prevenção de acidentes, o reforço da segurança viária e a organização do tráfego, por meio de fiscalização, orientação aos motoristas e intensificação do policiamento, especialmente nos principais acessos e áreas de estacionamento da região.
O plano de atuação conta ainda com o apoio da Operação Lei Seca, do Governo do Estado, que pode realizar fiscalizações sem aviso prévio.
A Operação Verão Tinguá é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, com apoio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), de agentes de Controle Urbano e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. As equipes também utilizam o Ônibus Comando da Secretaria de Ordem Pública como base operacional.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos, a prioridade da operação é salvar vidas. “Nosso objetivo não é punir, mas fiscalizar, orientar e conscientizar a população, com atenção especial ao uso do cinto de segurança, do capacete e à prevenção dos riscos associados ao consumo de bebida alcoólica”, destacou.



















