A Marinha do Brasil deflagrou uma operação de busca e salvamento para localizar uma embarcação que desapareceu com seis tripulantes, nas proximidades de Ponta Negra, em Maricá. O alerta foi acionado após o barco interromper a emissão de sua posição e perder totalmente a comunicação.
A embarcação Funelli saiu de Niterói no dia 3 de janeiro, o barco, com seis pescadores a bordo, deveria retornar à cidade nesta quarta-feira (21), mas o último contato com os tripulantes foi feito na última quinta-feira (15). Segundo informações do rastreador da embarcação, o último sinal foi registrado em Maricá.
O mestre da embarcação é Nilton de Jesus Silva, de 66 anos, que possui mais de quatro décadas de experiência em pesca em mar aberto. Além dele, estavam no barco Raimundo Nonato Costa dos Santos Filho, de 45 anos; Sirlenildo da Silva, de 39; Raimundo Nonato do Nascimento, de 65; Juarez Serejo da Silva, de 33; e um sexto tripulante identificado apenas como Raimundo.
Segundo a família, a situação revive um episódio ocorrido há cerca de 20 anos, quando parentes de Nilton e outros pescadores desapareceram após uma saída para pesca e nunca foram localizados.
Cronologia e Mobilização da Operação
Desde a constatação do desaparecimento, o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) iniciou protocolos internacionais de emergência:
Sexta-feira (16): Foi emitido um sinal de Search and Rescue (SAR) via satélite (INMARSAT) para todos os navios que navegavam na região, solicitando apoio na visualização da embarcação.
Sábado (17): Sem respostas, a Marinha ativou oficialmente a Operação de Busca e Salvamento. Foram enviados para a área o Aviso de Patrulha (AviPa) Marlim e o Navio-Patrulha (NPa) Gurupi, especializado em socorro distrital.
Domingo (18): As buscas ganharam reforço aéreo. O SALVAERO Curitiba foi acionado para empregar a aeronave SC-105, com previsão de sobrevoo na área a partir do período da tarde.
Investigação e inquérito
A Marinha informou que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN). O objetivo é apurar as causas do silêncio rádio da embarcação, as circunstâncias do desaparecimento e possíveis responsabilidades pelo incidente.
Como ajudar
A colaboração da sociedade é considerada fundamental para o sucesso das buscas. Caso tenha qualquer informação sobre a embarcação ou aviste algo suspeito no mar, entre em contato:
- Emergências Marítimas e Fluviais: 185
- Comando do 1º Distrito Naval: (21) 2104-6119 ou (21) 97515-7895 (WhatsApp e denúncias)

















