spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Operação conjunta combate receptação de materiais da iluminação pública em Maricá

Mais lidas

Uma ação realizada na manhã desta terça-feira (20) apreendeu materiais furtados da rede de iluminação pública em Maricá. A operação ocorreu em dois ferros-velhos no bairro de Inoã e foi resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública e a Polícia Civil.

Nos locais, foram encontrados cabos, refletores, luminárias de alumínio, carcaças de reator, quadros de energia e até postes, além da constatação de furto de energia em um dos estabelecimentos. Uma pessoa foi autuada por esse crime e também passou a ser investigada por estar em posse de equipamento identificado como patrimônio da Cedae.

Segundo a Polícia Civil, os materiais apreendidos são compatíveis com aqueles utilizados na iluminação pública do município, o que reforça a ligação com furtos registrados em diferentes pontos da cidade. As ocorrências têm impacto significativo: apenas em 2025, o prejuízo estimado chegou a cerca de R$ 1 milhão. Bairros como Araçatiba, Bambuí, Boqueirão, Itaipuaçu e Inoã estão entre os mais afetados, além de áreas de grande circulação, como a RJ-106, calçadões e trechos com postes decorativos. No ano passado, cerca de 20 mil metros de cabos foram furtados.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as ações de fiscalização e investigação vêm sendo intensificadas. Entre o fim de 2025 e o início de 2026, seis ferros-velhos foram fechados em Maricá por irregularidades relacionadas à receptação de materiais públicos.

Ao final da operação, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, destacou que segue atuando de forma integrada para repor os equipamentos danificados e reduzir os impactos dos furtos na cidade, além de apoiar as investigações conduzidas pela Polícia Civil. A população pode contribuir com denúncias pelos canais oficiais.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img