spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Polícia diz ter frustrado plano de ataque terrorista no Rio

Mais lidas

Uma investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) resultou na interrupção de um ataque violento que estava sendo planejado para esta segunda-feira (02/02). A ação, batizada de Operação Break Chain, cumpriu dezenas de mandados de busca e apreensão em endereços localizados na capital, na Região Metropolitana e no interior do estado do Rio de Janeiro. Até o momento, três pessoas foram presas.

As apurações apontaram que os investigados utilizavam grupos de mensagens e páginas em redes sociais para organizar manifestações antidemocráticas com o uso de bombas caseiras e coquetéis molotov. Os atos estavam previstos para acontecer às 14h, em diferentes estados do país. No Rio de Janeiro, a manifestação seria realizada em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no Centro da cidade.

Inicialmente, a operação previa medidas cautelares contra quatro suspeitos. No entanto, novas informações levantadas ao longo da manhã levaram à identificação de outros 13 envolvidos, o que motivou a solicitação de mais mandados, posteriormente autorizados pela Justiça.

Segundo a investigação, o grupo, que se apresentava como apartidário e anticorrupção e se autodenominava “Geração Z”, promovia conteúdos voltados à radicalização e incentivava ações violentas. Entre os materiais compartilhados estavam instruções para a fabricação de artefatos incendiários improvisados, como coquetéis molotov, além de bombas caseiras contendo objetos como pregos e bolas de gude.

Os investigados são suspeitos de crimes como incitação à violência, associação criminosa e posse ou preparo de artefatos explosivos ou incendiários. De acordo com a apuração, os alvos exerciam papel ativo na organização das ações, incluindo a definição de locais considerados sensíveis do cenário político para a realização dos ataques.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente as circunstâncias do planejamento do ataque, que poderia ter causado riscos à população e ao patrimônio público.

Perfil do X da PCERJ

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img