A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a previsão de chuvas no rio neste domingo. Segundo o Centro de Operações do Rio, o céu ficará nublado e encoberto e há chances de chuva moderada a forte, e ocasionalmente muito forte, a qualquer momento do dia.
Temporais no sábado
Fortes pancadas de chuva atingiram o Grande Rio e a capital fluminense na tarde deste sábado (07). A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 em uma escala de 5 para chance de ocorrências de alto impacto, indicando risco moderado para transtornos urbanos.
Por volta das 16h10, a Defesa Civil enviou um alerta severo devido à previsão de chuva forte e orientou a população a buscar locais seguros. A recomendação é evitar áreas alagadas e redobrar a atenção no trânsito.
Moradores de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias relataram temporais, e a BR-040, em Caxias, registrou bolsões d’água, com impacto na circulação de veículos.
Ocorrências registradas ao longo da tarde
Equipes municipais contabilizaram bolsões d’água e alagamentos em vias importantes, como trechos da Avenida Brasil (em diferentes sentidos e alturas), Estrada Marechal Alencastro, ruas da Taquara, Vila Valqueire, Ricardo de Albuquerque, Tijuca, Barra da Tijuca, Realengo e Avenida dos Mananciais, entre outros pontos.
Também houve queda de galhos e árvores, com registros na Avenida Brasil, na Avenida Marechal Alencastro e na Estrada Governador Chagas Freitas, exigindo atenção de motoristas e pedestres.
No Complexo do Alemão, um raio atingiu a Rua Austregésilo e derrubou telhas; a orientação é não tocar nos destroços por risco de corrente elétrica. Além disso, foi informado o desabamento de uma parede na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, e ocorrência na Avenida Pastor Martin Luther King Junior, em Del Castilho, sem confirmação de vítimas até a última atualização.
Temporais no Grande Rio e monitoramento de áreas sensíveis
Duque de Caxias permaneceu em estado de alerta após registrar deslizamentos em cinco pontos diferentes durante as chuvas da sexta-feira (6). Até o momento, não há informações sobre feridos, mas há desabrigados..
Na capital, houve registros de chuva muito forte nas zonas Norte, Sudoeste e Oeste, com ocorrências em bairros como Jacarepaguá, Bangu, Santa Cruz, Campo Grande, Anchieta e Penha.
Alerta Cemaden RJ
O céu parcialmente nublado a encoberto com pancadas de chuva moderada a forte, com raios, em todo o estado. A temperatura máxima prevista é de 34°C nas regiões Norte e Noroeste. São esperados ventos fracos a moderados de Sudoeste/Noroeste.
Permanece o risco hidrológico ALTO para os municípios de: Duas Barras, Cantagalo, Itaocara, Cambuci, São Fidélis, Natividade, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, São Sebastião do Alto, Cordeiro, Macuco, Santo Antônio de Pádua e Aperibé.
Há possibilidade de envio de alertas de risco hidrológico ALTO a MUITO ALTO para todo o estado.
Permanecem as condições de risco ALTO de deslizamento para os municípios de Barra do Piraí e Rio Bonito.
Além disso, estão mantidos os alertas de risco MODERADO para os demais municípios das Redec Sul I, Sul II , Costa Verde, Capital, Baixada Fluminense, Serrana I, Serrana II, Metropolitana (exceto Niterói e São Gonçalo), Baixada Litorânea (Exceto Rio das Ostras e Armação dos Búzios), Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Miracema, São José de Ubá, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade e Porciúncula.
Recomendações oficiais
Entre as principais orientações estão dirigir em velocidade reduzida, manter os faróis acesos, evitar áreas alagadas e não forçar a travessia de trechos com acúmulo de água.
A Defesa Civil também recomenda acompanhar os canais oficiais do COR para atualizações em tempo real e mudanças no estágio operacional da cidade.
Em caso de emergência, a população deve procurar locais seguros e acionar os serviços públicos responsáveis.

















