O Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) divulgou os dados referentes aos indicadores de violência no Estado e municípios. Em Maricá, na análise feita de janeiro a maio deste ano comparado com o mesmo período de 2018, quatro indicadores apresentaram queda – Roubo a Estabelecimento Comercial, Roubo a Transeunte, Roubo de Veículos e Homicídios Dolosos. Já o Furto de Veículos e o Roubo a Residência apresentaram alta.
O primeiro indicador a apresentar queda foi o Roubo a Estabelecimento Comercial. De acordo com o comparativo realizado pelo ISP, em 2018 foram registrados 32 casos nos cinco primeiros meses. Este ano, no mesmo período, foram 15. Isso mostra uma redução de 53%.
O Roubo a Transeunte apresentou queda de 8,3%. No ano passado foram registrados 48 casos e este ano 44, considerando o período dos cinco primeiros meses.
Já o indicador de violência Roubo de Veículos apresentou redução de 23,8%. Nos cinco primeiros meses de 2019 foram 80 registros contra 105 do ano passado, observando o mesmo período.
Os casos de Homicídios Dolosos apontaram 33 registros em 2018 e neste ano 29. Os dados mostram uma queda de 12% comparando de janeiro a maio.
Dois indicadores apresentaram alta. O primeiro foi roubos a residência com crescimento de 150%, passando de 14 registros no ano passado para 35 deste ano.
O segundo indicador com alta é Furto de Veículo, com crescimento de 35%. De janeiro a maio de 2018 foram 60 casos e no mesmo período deste ano 81.
Reunião do Conselho – Para discutir as questões de violência na cidade de Maricá acontece nesta quarta-feira (19), a reunião do conselho comunitário de segurança. O encontro está marcado na Escola Municipal Marquês de Maricá, às 17h. A escola fica localizada na Rua Douglas Rienti, s/n, Jardim Atlântico, Itaipuaçu (antiga Rua 83).