O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura da capital decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), data em que a Seleção Brasileira entra em campo pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026.
A medida foi anunciada pelo governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, e pelo prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere. Os decretos serão publicados nos Diários Oficiais do Estado e do Município.
O Brasil garantiu a classificação em primeiro lugar do Grupo C e volta a jogar na segunda-feira, às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos, pelos 16 avos de final do Mundial. O adversário da Seleção será definido após a conclusão dos jogos do Grupo F, que reúne Holanda, Japão e Suécia.
No âmbito estadual, o ponto facultativo vale para os órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas. Já no município do Rio, a medida também alcança as repartições públicas municipais.
Apesar da suspensão do expediente administrativo, os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente. Unidades de saúde, forças de segurança, serviços de emergência e demais atividades indispensáveis à população não serão afetados pelos decretos.
Ao anunciar a medida, Eduardo Cavaliere informou que a decisão foi tomada em coordenação com o Governo do Estado, permitindo que servidores públicos acompanhem a participação da Seleção Brasileira na competição sem prejuízo à manutenção dos serviços essenciais.




















