A procura foi muito grande pelas vagas do Projeto Onda Certa, que abriram nesta sexta-feira (10) e já se encerraram. Todas as 60 vagas disponíveis foram encerradas em apenas 52 minutos. O tempo foi recorde, segundo os organizadores das atividades (em 2019, as vagas acabaram em quatro horas de inscrições abertas). Vale lembrar que o projeto é exclusivo para pessoas com idades entre 8 e 17 anos.
Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, as aulas irão acontecer na Rua 4 (Barra), entre os dias 20 e 31 de janeiro, sempre de segunda à sexta das 8h às 11h. Cada inscrito recebeu um e-mail de confirmação e deverá comparecer, junto com seus responsáveis legais, com cópia de identidade (do candidato e do responsável) e da certidão de nascimento, à sede da secretaria nos dias 14, 15 ou 16 de janeiro entre 8h e 15h, onde fichas de prontidão para atividades físicas serão preenchidas. O candidato que não receber a confirmação de sua pré-inscrição, entra automaticamente no cadastro de reserva.
O projeto consiste em, de forma lúdica, ensinar os participantes sobre prevenção de afogamentos, primeiros socorros, preservação ambiental e iniciação a esportes aquáticos (como surf e bodysurf). Exercícios físicos na areia e jogos cooperativos também fazem parte do programa. Eles serão acompanhados por guarda-vidas, profissionais de educação física, instrutores e atletas de esportes aquáticos.
“Ações de prevenção são a melhor forma de evitar acidentes, e ainda, torna os alunos multiplicadores de ações de prevenção a acidentes aquáticos”, explicou o secretário da pasta, Celso Netto, destacando que o sucesso do projeto está diretamente relacionado à diminuição do índice de afogamentos no município de Maricá apesar do aumento de frequentadores nas praias da cidade.