Começou a ser montado nesta sexta-feira (24), com supervisão do Sebrae, o Inventário Turístico de Saquarema. A ferramenta tem como objetivo promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município. O projeto é intersetorial e envolve diversas pastas da Prefeitura de Saquarema.
Pelo menos dez secretarias da cidade irão atuar na coleta de dados e levantamento de informações que irão compor o inventário. A metodologia de pesquisa utilizada para a execução do projeto será a do Ministério do Turismo. Vale lembrar que a cidade, nas categorias de cidades turísticas, atualmente foi classificada como município de categoria B (uma classificação que vai de A a E).
“O Inventário será construído em parceria com o Poder Público e a iniciativa privada. Temos uma boa relação com o Saquarema Convention & Visitors Bureau, Lions Club e outros grupos da cidade. Vamos coletar o maior número de informações possíveis para montar um documento que retrate Saquarema da forma mais fidedigna”, explicou a representante da Regional Lagos do SEBRAE, Ana Cláudia Melo Vieira.
Para o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro, o documento é uma oportunidade de dar mais atenção e melhorar os pontos da cidade que mais precisam de intervenção. “Com o Inventário Turístico, teremos uma noção real do que temos a oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar”, pontuou.
Rafael acredita que a cidade está aproveitando as oportunidades dadas. “Estamos com uma boa classificação no Ministério do Turismo e estamos aproveitando a oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o trade turístico de Saquarema, gerando renda e empregos de qualidade à população”, afirmou.
A próxima etapa do Inventário Turístico será o levantamento de dados. Após, será realizado um seminário para apresentação do projeto aos empresários da cidade. O evento acontecerá no dia 11/03, no Teatro Municipal Mário Lago, no Centro de Saquarema.