Um paciente que chegou da China na última semana e com sintomas afins ao coronavírus está mantido isolado em um hospital particular de Niterói. O Ministério da Saúde está acompanhando o caso do paciente, apesar de entender que não há indícios para classificar o caso como suspeito.
Ele está sendo mantido em um setor separado do Hospital Icaraí, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, por “precaução”. A unidade notificou o Ministério da Saúde e, apesar da análise inicial, o homem realizou um exame no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, para que a possibilidade de contaminação fosse descartada.
A doença, que já matou mais de 80 pessoas na China e tem casos confirmados em 13 países, funciona como uma espécie de pneumonia transmitida pelo ar e causa tosses, falta de ar e dificuldades respiratórias. Estudos recentes mostram que ela é transmissível antes mesmo do paciente apresentar qualquer sintoma. Até o momento, a maioria dos países atingidas pela doença ficam na Ásia, mas o vírus já chegou à Oceania e Europa.