Em nota, a Prefeitura de Maricá informou que uma pessoa deu entrada nesta sexta-feira (28/02) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal com quadro clínico de dor de garganta, sem febre e sem falta de ar.
A nota informou ainda que o paciente relatou que teve contato com uma pessoa em Maricá da cidade italiana de Florença, local que não há registro da doença, há quatro dias e que o mesmo já foi embora.
“Por precaução, foi colhido material para análise e encaminhado para o laboratório estadual, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O paciente não está internado, foi liberado sem nenhum critério de gravidade e com orientação e medicação”, concluiu o texto.
Entretanto, diferente do que a nota da Prefeitura de Maricá informa, há um caso confirmado da doença na cidade italiana citada – Florença. O caso foi confirmado pelas autoridades italianas (como noticiado em veículos como o espanhol El País e o francês RFI).
Veja as matérias do jornal El País e também da prefeitura de Curitiba.
El País
https://brasil.elpais.com/internacional/2020-02-25/catalunha-registra-primeiro-caso-de-coronavirus-enquanto-vice-ministro-da-saude-do-ira-e-infectado.html
Curitiba
https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-investiga-casos-suspeitos-de-infeccao-pelo-novo-coronavirus/55003