spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Operação Verão nas praias de Niterói teve início nesta quinta-feira (15/11)

Mais lidas

Fotos: Bruno Eduardo Alves / Divulgação PMN

Por conta das temperaturas mais altas que começam neste período e do grande movimento de moradores e turistas nas praias da cidade, a Prefeitura de Niterói deu início nesta quinta-feira (15/11), em 12 praias da cidade, a Operação Verão, que vai até o dia 10 de março. A ação conta com a participação de diversos órgãos públicos do Município e tem também, o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 366 agentes estarão atuando nos próximos meses, com o objetivo de promover o ordenamento em faixas de areia, calçadão, ruas e locais próximo a concentração de pessoas e frequentadores das praias.

As ações acontecerão aos sábados, domingos e feriados. Ao todo, 70 agentes públicos da Secretaria de Ordem Pública (Seop), incluindo guardas municipais, agentes operacionais e da Fiscalização de Posturas participam. Além disso, a NitTrans está operando com 30 servidores. A Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Sutem), está com 150 pessoas na administração dos estacionamentos. A Polícia Militar dá apoio com 28 homens e a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) disponibilizará ainda 81 pessoas durante todo esse período para limpeza das praias. Funcionários da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Secretaria de Meio Ambiente e Neltur terão equipes atuando nas praias de acordo com a demanda.

“A Operação Verão é importante porque promove o ordenamento e permite que as pessoas possam aproveitar a praia com mais tranquilidade, evitando abusos e preservando também o direito de ir e vir das pessoas”, destacou a major Iris Milena, subsecretaria operacional da Seop, responsável pela coordenação da operação.

Os órgãos públicos, com o apoio da Polícia Militar, se concentraram nesta quinta (15) na saída do túnel Charitas-Cafubá, de onde partiram para as ações. “Essa integração com a Prefeitura é muito importante, pois dará mais tranquilidade aos moradores e banhistas. Estaremos à disposição da população e prontos para atender qualquer ocorrência”, destacou o coronel Marcio Guimarães, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói) que participou do início da ação.

Os agentes também estão focando na orientação de motoristas, comerciantes e banhistas. A Operação Verão atua preventivamente realizando, se necessário, bloqueios viários destinados a regular o fluxo de acesso, paradas e estacionamentos de veículos com destino às praias.

Durante este período, serão realizadas fiscalizações com relação ao funcionamento dos quiosques, estacionamentos e estabelecimentos comerciais. Os locais que não estiverem em cumprimento ao Código de Postura serão multados. Se alguém for pego com algum tipo de equipamento que seja lesivo ao meio ambiente e a postura, terá o mesmo apreendido. Não será permitido a reprodução de sons em automóveis que possam perturbar a ordem pública, pois viola o código de postura e de meio ambiente.

Nos dias da ação, motocicletas ou automóveis que estejam estacionados no passeio público ou infringindo as leis de trânsito poderão ser multados e estarão sujeitos a reboque. Flanelinhas serão conduzidos por exercício ilegal da profissão. Os agentes também fiscalizam se os quiosques estão cumprindo os termos de ajustamento de conduta para ocupação de areia.

A Clin, além de promover a limpeza das praias, realiza a distribuição de sacolas para os usuários das praias para o correto descarte de resíduos.

Para auxiliar os agentes que estarão em operação nas ruas, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) fará o monitoramento através de câmeras dos trechos com grande concentração de pessoas nas praias. O Cisp também estará atendendo emergências através do número 153.

A Operação Verão acontece nas praias: Gragoatá, Boa Viagem, Flexas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, orienta os moradores e banhistas para que curtam a praias de forma consciente. “É importante que as pessoas tenham consciência de que existem determinadas coisas que não se pode fazer, como beber e depois dirigir. Cuidados ao estacionar, procurando os locais adequados e não bloqueando as garagens, cuidados com as crianças, entre outras coisas. Por parte dos comerciantes, é importante respeitarem as normas, entre elas não utilizar garrafas de vidro na areia. Se coisas desse tipo forem cumpridas podemos ter um verão tranquilo”, observa Boechat.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img