Foi concluída a primeira etapa de audiências públicas do processo de revisão do Plano Diretor de Maricá, que aconteceu de forma dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro de forma on-line, devido a pandemia do novo coronavírus. O plano tem como objetivo apresentar o Diagnóstico Técnico e debater com a população os temas abordados no documento.
O plano tem a finalidade de orientar o planejamento urbano e territorial da cidade.Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, a solução encontrada para o momento de pandemia foi realizar estes eventos públicos virtualmente.
“Fomos surpreendidos pela pandemia no início da revisão do Plano Diretor, mas não desistimos de dar continuidade e de tornar esse processo o mais transparente e participativo possível. Agora, com a chegada da vacina e avanço das bandeiras, estamos estudando maneiras de alcançar mais pessoas com encontros presenciais com todas as recomendações da Secretaria de Saúde”, concluiu.
A primeira audiência pública abordou temas como a Caracterização Geral do Município, Habitação de Interesse Social, Mobilidade Urbana e Territorial, Saneamento Básico, Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Paisagístico e Cultural. Na segunda audiência, temas como Planejamento, Gestão Urbana e Territorial, Mudanças Climáticas, Clima Urbano, Conforto Ambiental e Eficiência Energética, Desenvolvimento Econômico, Petróleo e Gás e Turismo foram abordados.
Nos próximos meses, serão realizados outros ciclos de oficinas temáticas e audiências públicas com objetivo de dar continuidade às discussões com a sociedade civil em torno do Plano Diretor.
As gravações de todas as reuniões estão disponíveis no portal da revisão do Plano Diretor através do link: https://www.marica.rj.gov.br/plano-diretor/videos/.