Foi inaugurada nesta quarta-feira (10), na praça do Apolo II, uma Horta Comunitária. Esse é o primeiro espaço agroecológico tem como objetivo -à medida que as mudas plantadas hoje cresçam- que frequentadores possam colher legumes, verduras, frutas e hortaliças. A ação simboliza o resgate da cultura de produção do município.
Neste primeiro dia, o prefeito Marcelo Delaroli e o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira participaram do plantio.
“A questão da horta é reviver o passado de Itaboraí. E ensinar essa meninada é muito bom, porque estou ensinando eles a colherem bons frutos depois. A ideia é ressignificar essa relação e as pessoas precisam dispor disso nos espaços públicos”, afirmou o prefeito, ao adiantar que outros espaços semelhantes estão sendo pensados para outros pontos da cidade.
Para o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, a praça é um exemplo de como espaços de pequeno plantio como este podem ser criados também na casa das pessoas.
“É uma maneira de ensinar à população que espaços assim se tornam viáveis mesmo em casa. E em Itaboraí isso se torna fácil, porque nossa terra é muito produtiva. A ideia deste local é basicamente essa, de trazer o campo para a cidade através dessa roça urbana”, pontuou.