spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá quer e utilizar plantas medicinais na saúde pública

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá pretende implantar no município o programa “Farmácia Viva” que utiliza plantas medicinais (fitoterapia) como uma das alternativas de tratamento. Representantes do Executivo realizaram uma visita ao Sul Fluminense para conhecer o projeto do Ministério da Saúde desenvolvido em Volta Redonda e Pinheiral utilizado para funções terapêuticas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Carlos Augusto Anacleto, que representou a Secretaria de Saúde de Maricá, a Farmácia Viva resgata as plantas tradicionais do município através de uma cadeia de produção. “Através de um arranjo da agricultura local são estabelecidos os produtores que vão preparar o fitoterápico escolhido pelo município. Então, a farmácia processa, produzindo o xarope, cápsula ou comprimido desejado e distribuindo nos postos com o rótulo da Secretaria de Saúde, integrando a comunidade através da agricultura local”, explicou o farmacêutico.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, contou que a ideia inicial é a produção de medicamentos em torno de quatro ervas principais que já são cultivadas no município, portanto, adaptadas ao solo e clima maricaenses.

“Elas atendem bem a demanda dos nossos pacientes. A Erva Baleeira tem ação anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, cicatrizante, diurética e laxante; o capim limão auxilia na questão da ansiedade e vai reduzir o grande consumo de remédios tarja preta na cidade; o xarope de guaco é muito usado por pessoas com problemas respiratórios e a calêndula além de adstringente, analgésica, anestésica, serve como anti-inflamatório”.

Outras ervas comumente encontradas em Maricá, como a espinheira santa, a arruda, o alecrim e a camomila serão aproveitadas numa segunda etapa. Ainda de acordo com o secretário de Agricultura, os cuidados com a manipulação das ervas medicinais em laboratório e todo seu processamento ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, mas o lucro maior será mesmo da população.

“O grande ganho para o município com essa iniciativa é que, além dos medicamentos serem bem mais baratos que os tradicionais, o efeito colateral costuma ser menor, por serem baseados em ervas naturais”, contou, acrescentando que o projeto também visa a criação de uma nova fonte de renda para o município. “Porque a produção inicial vai ser para o nosso laboratório, mas posteriormente pode ser comercializada para outros municípios e quem sabe, até exportada”, concluiu Júlio.

O projeto foi apresentado pelo Secretário de Saúde local, Alfredo Peixoto, e a coordenadora Fabíola Martins, que mostrou o sistema de cultivo da Escola Agrícola Nilo Peçanha (Pinheiral) e a cooperativa de beneficiamento dos fitoterápicos da Fundação Beatriz Gama (Volta Redonda).

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img