spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Ambiente apoia municípios atingidos pelas chuvas

Mais lidas

Divulgação

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade está auxiliando a recuperação de quatro cidades fortemente atingidas pelas chuvas da última semana. Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Arraial do Cabo receberam apoio técnico e de maquinário do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Departamento de Recursos Minerais (DRM), para otimizar os serviços de recuperação em andamento nas cidades. 

As equipes de geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóticos de Escorregamentos (NADE/DRM-RJ) avaliaram quatro áreas de encostas, em Arraial do Cabo, quanto ao processo geológico; delimitaram áreas em risco; e orientaram agentes públicos quanto às ações necessárias para a mitigação do risco. 

O presidente do Inea, Claudio Dutra, mobilizou o órgão estadual ambiental a fim de disponibilizar a estrutura para auxílio aos trabalhos da Defesa Civil municipal.  Além disso, desde a última sexta-feira (17/5), os guarda parques do Inea estão atuando em sinergia com as prefeituras, prestando serviços voluntários à logística e de solidariedade no acolhimento dos moradores atingidos pelo temporal. 

O órgão ambiental estadual enviou à Arraial do Cabo uma pá carregadeira para auxílio na desobstrução de rios, cujos trabalhos estão sendo acompanhados pela equipe da Diretoria de Recuperação Ambiental (Diram). O Inea também colaborou disponibilizando duas pick-ups para otimizar a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Recursos Humanos do município. O reforço do órgão estadual ambiental chegou à cidade na noite de domingo (19/5) e, já nesta segunda-feira (20/5), o maquinário cedido atuou na desobstrução e no recolhimento de entulhos na área. 

O presidente Claudio Dutra também acompanhou, neste domingo, os trabalhos de resposta ao transbordamento de rios e alagamentos nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa. Para essas áreas, o Inea também disponibilizou retroescavadeiras, a fim de auxiliar os agentes municipais nas ações. E, em Barra do Piraí, a Barragem de Santana foi vistoriada.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img