O município de Macaé realizou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos. Ao todo, 1.278 idosos, dentro dessa faixa etária, já foram imunizados com a segunda dose. Emocionada, a aposentada Avenancy Vellasco da Silva, de 85 anos, agradeceu pelo privilégio de ter sido vacinada e, também, por todo atendimento que recebeu durante o processo de imunização.
“Eu me senti protegida e acolhida. Foi tudo muito organizado. Eu sou muito grata a todos que, de alguma forma, contribui, diariamente, para o resultado desse trabalho. Tenho certeza que logo todos nós seremos imunizados”, destacou a aposentada.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, a ação segue por meio das equipes volantes, que estão atendendo idosos acamados e restritos cadastrados na ESF. Após essa etapa, a Secretaria de Saúde fará um balanço definitivo para saber se todos os idosos residentes no município, dentro dessa faixa etária, foram imunizados.
Macaé segue o plano nacional de vacinação e o desejo do Prefeito Welberth Rezende é que o município possa comprar diretamente mais doses para acelerar o público imunizado. Para isso, foi aprovado na Câmara Municipal o protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros para a compra de vacinas contra o coronavírus. Além disso, a Prefeitura de Macaé está em contato com o Butantã, com os consulados da China e da Índia para tentar viabilizar a compra direta.
Cuidados – É sempre bom lembrar que, mesmo após receber a segunda dose da vacina contra Covid-19, os procedimentos preventivos devem ser mantidos. Usar máscara corretamente, higienizar constantemente as mãos e evitar aglomerações continuam sendo fundamentais para evitar a transmissão da doença.