Um veículo submarino remotamente operado (ROV) foi encontrado na manhã desta quinta-feira (18) na praia do Boqueirão, em Saquarema.
Veículos como esse são utilizados em grande profundidade e tem como função a supervisão e montagem de equipamentos de exploração e produção em grandes profundidades.
Segundo informações preliminares, o ROV pode pertencer ao navio “Skandi Commander”, da empresa “DOF Brasil”, e estava realizando testes de aceitação. A companhia assinou, recentemente, um projeto de três anos com a Petrobras, e esse navio estaria incluso no projeto.
O piloto de ROV Matheus Nogueira (que não tem relação com esse caso) fez uma análise do que pode ter acontecido. “Pode ter havido o rompimento do tether cable, ou ainda o mar poderia estar muito agitado e o veículo não estava trapeado”, comentou.
Em nota, a DOF Brasil informou que o equipamento fica instalado a bordo de uma das embarcações de apoio marítimo da empresa e se desprendeu no início da noite desta terça-feira (16) por conta das condições do mar nos últimos dias.
“Mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, iniciamos as buscas pelo ROV imediatamente após o ocorrido. Hoje (18/07), durante as operações, o ROV foi encontrado na praia de Saquarema, RJ. A empresa já mobilizou recursos e está retirando o ROV da praia”, concluiu o comunicado.