Prestação de serviço diferenciado; os moradores de Santa Paula podem encontrar, na Casa da Terceira Idade da localidade, um programa de fisioterapia intensiva. São encontradas, também, diversas oferece aos idosos, atividades comuns às demais unidades. E o melhor, de graça!I
O programa de fisioterapia preventiva inclui reeducação corporal, postura, equilíbrio, coordenação motora, pilates, tratamento da memória, e atividades psicomotoras, entre outras.
A responsável pelo programa é a fisioterapeuta Aline Antunes, 37 anos, 14 de profissão. “O programa utilizado é simples, utiliza a energia do idoso conforme sua disposição e condição de saúde. Trabalhamos em grupo e individualmente, de acordo com o caso, mas, em geral, o resultado é positivo e melhora seu estado de espírito, sua expectativa e qualidade de vida”, comenta a fisioterapeuta.
Maria José Marinho, 84 anos, moradora do bairro, diz que está há dois anos no programa, e confere resultados. “A fisioterapia ajudou-me a praticar outras atividades. Hoje faço tai-shi-shuan, alongamento e dança sênior, entre outras”.
Delir Augusto, 70 anos, frequenta a casa há menos de dois meses. Também morador de Santa Paula, afirma que chegou à Casa, com dores, dormência nas pernas e hipertensão. “Acredito que, com mais uns quatro meses, estarei praticamente recuperado. Faço também dança sênior e alongamento”, completa.
A coordenadora da Casa, Carmem Helena Del Carmo, garante que a unidade sempre buscou oferecer o melhor dentro da programação da Casa. “Temos casos de depressão e deficiência motora, recuperados a curto e médio prazo, através das terapias e do convívio social dos idosos”, conclui.