Dois homens foram presos nesta segunda-feira,12, por furto de energia – popularmente conhecido como ‘gato’, na Ponta da Areia, em Niterói.
O caso foi descoberto durante uma ação de fiscalização da Enel Distribuição Rio, que encontrou furto de energia elétrica em três estabelecimentos comerciais – um restaurante, uma açaiteria e uma barbearia.
A açaiteria e a barbearia pertenciam ao mesmo proprietário, que foi conduzido à 76ª DP e preso em flagrante por furto de energia, assim como a proprietária do restaurante. Na unidade policial, os dois envolvidos prestaram depoimentos, efetuaram o pagamento da fiança e foram liberados.
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.