spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Vereadores de Recife visitam Maricá para conhecer pesquisa Sentinela Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá recebeu nesta quinta-feira (16) a visita da Frente Parlamentar pela Renda Básica do Recife, que vieram conhecer a experiência de Maricá para impedir a disseminação da Covid-19 no município.

Os vereadores pernambucanos Liana Cirne (PT), Dani Portela (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB) visitaram a sede do instituto, no Centro, onde o diretor-presidente Celso Pansera mostrou as ações do órgão, que incluem a pesquisa Sentinela Covid-19 realizada em parceria com a UFRJ.

Os resultados divulgados esta semana revelaram que a vacina foi decisiva para impedir a disseminação do novo coronavírus entre a população.

“É interessante ver que há uma sinergia entre os órgãos para identificar a incidência de casos da doença, e essa pesquisa mostrou isso”, observou Rinaldo Júnior.

Novos projetos do ICTIM

Entre os outros projetos mostrados por Pansera aos parlamentares estão a plataforma de streaming para conteúdo de cinema, os equipamentos de ventilação respiratória não invasiva contra a Covid-19 e os ônibus híbridos de base elétrica.

O diretor-presidente do ICTIM citou o marco regulatório de ciência e tecnologia como instrumento que possibilita o andamento dos projetos.

“O poder público precisa aprender a exercer seu poder de comprador para oferecer bons serviços. O marco regulatório permite isso e estamos utilizando”, afirmou Pansera.

Avaliação dos vereadores sobre a cidade

Ao final da visita, o grupo fez uma rápida avaliação do que observaram na cidade. “A premissa principal do governo foi o enfrentamento à desigualdade social. A partir disso, um outro mundo se mostrou possível”, disse a vereadora Dani Portela. “O segredo foi incluir o pobre no orçamento público. Volto para o Recife sabendo que isso é possível”, acrescentou o vereador Rinaldo Junior.

Para Liana Cirne, o que define o perfil diferenciado da gestão maricaense é a ousadia de inovar. “O que vimos aqui é uma outra dimensão da utopia, onde o governo empreende mesmo com a possibilidade de um projeto dar errado e sabendo que alguns vão dar certo. O segredo é associar a pesquisa à política pública, como vemos aqui no ICTIM”, avaliou a vereadora.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img