A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Faesg, promoveu o 4º Torneio de Handebol Master, na manhã deste sábado (25), no Clube Esportivo Mauá.
O torneio é formado por equipes de ex-alunos que participaram dos jogos escolares nas décadas de 80 e 70 na cidade.
“Queremos resgatar o DNA do handebol que São Gonçalo tem como tradição. Estamos buscando também novos rumos para o esporte na cidade”, secretária de Esporte e Lazer, Simone Monteiro.
A competição contou com a participação de quatro equipes masculinas, sendo elas Cejop, Colégio São Gonçalo, Colégio Paraíso e Icav. Além de duas equipes femininas, Charc e Mauá Universo São Gonçalo.
“São Gonçalo foi, por muito tempo, o maior centro de handebol do Brasil. Por falta de incentivo, o esporte acabou sendo esquecido. Para mudar esse cenário, a Semel e a Faesg retomaram com o Torneio de Handebol Master e seguem planejando um calendário com seleções permanentes para representar a cidade no próximo ano”, vice-presidente da Faesg, professor Alex Santos.
A cidade já revelou diversos atletas de renome, como a medalhista de ouro do handebol feminino nos Jogos Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg, Zeze Sales. A gonçalense começou a praticar o esporte profissionalmente em 1995, pelo Clube Esportivo Mauá, e, no ano 2000, participou dos Jogos Olímpicos de Sidney.
Desde o início do mês de setembro, a Semel vem realizando competições esportivas pela cidade. As disputas estavam suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Apenas os projetos voltados para as comunidades haviam sido retomados pela atual gestão.