O secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, se reuniu, nesta quarta-feira (29), com prefeitos, secretários municipais e representantes do Sebrae, Firjan, Fecomércio e da Petrobras para tratar do Encontro para o Desenvolvimento Regional que será realizado, no dia 21 de outubro, em Itaboraí.
De acordo com o secretário, a ideia é mapear quais as iniciativas conjuntas podem ser realizadas para potencializar o Gaslub, como, por exemplo, preparar desde já mão de obra para atender às demandas do empreendimento.
“O evento terá como foco o potencial de atração de investimentos e geração de emprego do Polo GasLub (antigo Comperj) . Será um dia inteiro, junto com Sebrae, Fecomércio, Senac, em parceria com a cadeia produtiva e prefeituras”, explicou Farah.
“A realização dos encontros no interior faz parte da política do governo do estado de valorização dos municípios. O governador Cláudio Castro entende que o estado só vai alcançar o crescimento econômico com o fortalecimento dos 92 municípios. Ele tem orientado seu secretariado a entregar políticas públicas com o olhar da municipalidade, valorizando e tratando as regiões com a mesma importância”, disse o secretário.
Serão realizados 13 eventos, em todo o estado. O público-alvo são lideranças públicas e privadas ligadas ao tema do desenvolvimento econômico – prefeitos, vice-prefeitos, secretarias municipais, lideranças empresariais etc.
Nos eventos, serão realizadas ainda rodadas de negócios do Compra RJ, visando aproximar fornecedores locais e instituições âncoras públicas e privadas da região para promover negócios, e inserir as empresas no cadastro de fornecedores.
“Vamos percorrer todo o Estado do Rio de Janeiro. Com os encontros vamos fazer um mapa cirúrgico das potencialidades do nosso estado. Vamos enxergar e entender melhor as potencialidades de todos os municípios e, a partir desse entendimento, entregar políticas públicas de impacto para as regiões”, reforçou.
No último dia 10, o governo assinou um protocolo de intenções com a Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub. A ideia é explorar o potencial da infraestrutura do local para atrair grandes indústrias e viabilizar a retomada econômica no setor de Óleo e Gás.